AÇÃO SOCIAL

FAB apoia atividades dos Voluntários do Sertão na Bahia

Aeronave KC-390 Millennium transportou 160 profissionais de saúde e da área social
Publicada em: 04/09/2023 16:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes
Edição: Agência Força Aérea

A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesse fim de semana (02 e 03/09), o transporte de 160 pessoas, participantes do mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão. O grupo, que compõe os mais de 300 voluntários desta edição, embarcou em Ribeirão Preto (SP) e foi levado para Vitória da Conquista (BA). O destino final dos voluntários foi a cidade de Barra do Choça, que receberá os atendimentos gratuitos de 04 a 08 de setembro.

A iniciativa Voluntários do Sertão, que já está em sua 20ª edição, tem por objetivo viabilizar a assistência em saúde, com áreas médicas e odontológicas, atendimento social e orientações jurídicas. Atualmente, o programa realiza consultas, exames, procedimentos cirúrgicos (de pequena e média complexidades) e palestras. A equipe é formada por médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos, entre outros.

O Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira comentou sobre o apoio. “Fiz questão de participar. Minha vida toda foi dentro da Aviação de Transporte e estar envolvido nessa missão é muito significativo não só para a FAB, mas também para quem necessita”, destacou.

O militar também falou da satisfação pessoal de se envolver em uma ação como essa. “Conheço os Voluntários do Sertão há muito tempo. É uma sensação de dever cumprido. Prover e manter recursos humanos e serviços é sempre um grande prazer”, finalizou.

Segundo o Presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, a parceria da Força Aérea com os Voluntários do Sertão é de extrema importância, pois é uma ação que beneficia muita gente. “Se não fosse o apoio de um transporte tão rápido e prático, de ônibus perderíamos muitos dias. Sem essa parceria seria impossível a realização dessa atividade. Somos muito gratos.”, disse.

A Médica Otorrinolaringologista Geila Moreira, uma das voluntárias desta edição, falou sobre a emoção de voar com a FAB. “Nunca pensei que ia ter uma oportunidade dessas, de viajar em um dos aviões da Força Aérea. Fomos muito bem recebidos e agradeço todos os integrantes da Aeronáutica que nos ajudam nesse projeto tão relevante”, expressou.

Fotos: Rafael Fernandes